Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
68 Views
0
vote

Como arruinar um bom conceito

O Labirinto do Fauno de Guillermo Del Toro é um filme dark fantasy de 2006 que conta a história de uma menina chamada Ofélia que tem uma certa imaginação para histórias de fantasia e que está destinada a ser rainha de algum reino mágico seguindo a linha narrativa fantástica, que recebe um tom gótico e dark devido ao cenário em que se desenvolve a história, no pós guerra civil espanhola onde fascistas e comunistas disputam o poder em um cenário de incertezas seguida pela segunda guerra mundial com uma lore fantástica de fundo onde Ofélia está destinada por uma profecia a se tornar rainha. Bom, o conceito é interessantíssimo porque dá margem a uma exploração temática genial sobre escapismo, tocando temas como a individualidade, imortalidade, tanatofobia, desesperança, sentido da vida, orfandade, ecologia e consequências da guerra, tal como Empire of the sun ou Túmulo dos vagalumes e mesclar isso com fantasia dark torna ainda mais épico, obscuro e realista inclusive cheguei a imaginar uma história algo parecida. Tristemente isso tudo não serviu de nada e o filme foi uma experiência genérica e vazia.

Começando pela protagonista que é vazia e estática, não tem nenhuma característica interessante fora estar destinada a ser rainha pelo fauno, a mãe dela é sem sal e apenas, o comandante espanhol é o arquétipo do fascista malvadão que mata pessoas aleatórias e ainda sim consegue manter seu status de comandante, tal como Amon Goeth(a lista de schindler) ou Hans Landa(bastardos inglórios) um vilão bem mal escrito já que ao mesmo tempo que tem um alto status, também é violento e assassino ao ponto de matar seus próprios oficiais, é sério, o sujeito é pura maldade WOW REALISMO! muito realismo! Nem Pol Pot fazia isso com seus oficiais, ao menos Hans Landa tinha personalidade e carisma que o fazia ser temido, ele por outro lado é só um sádico, seu uso é caricato, forçado e serve para reforçar o melodrama do filme. O restante dos personagens não importa e tão pouco acrescentam algo, sobre a lore mágica bom, é uma lore mágica da qual sabemos pouca coisa, não é explicado o porque de escolherem Ofélia já que essa não tem nenhuma característica interessante.

O filme também é conveniente em vários aspectos, o foco em cima da guerra civil é estranhamente extenso e não vejo razão já que não é como se o autor quisesse fazer um comentário sobre, poderia se passar em qualquer época, na China da Dinastia Shang, na Alemanha anos 40, na era de Genghis Kahn e não afetaria a história. O filme também é conveniente em vários aspectos, primeiro quando a mãe de Ofélia se livra do fascistão, um veterano de guerra é incapaz de lidar com uma mulher que acabou de dar a luz WOW! REALISMO!, também é conveniente que os guerrilheiros tenham aparecido para salva-la justo quando esta estava prestes a ser morta, o fascistão também é incapaz de perseguir uma garotinha porque havia bebido? WOW REALISMO! Melodrama e conveniência a parte temos a conclusão de Ofélia que bom, era pra ser um final reflexivo? Por... Não sei e tão pouco é grande coisa que ela tenha morrido já que não foi explicado nada, tinha potencial para ser um final catártico onde Ofélia aprenderia que a vida vale a pena ser vivida apesar das tribulações e que ela não deveria buscar refúgio em contos de fadas. Pode-se dizer que o final foi sobre "o mundo não é um conto de fadas" o que não justifica os personagens ruins e secos, na verdade só nos diz que o mundo é cruel, cruelmente unidimensional.

Em resumo, não é um bom filme, é pretensioso, meio seco com personagens ruins e incoerentes, unidimensionais e melodramáticos, é um filme que tenta ser um Empire of the sun só que com magia, a lore mágica é interessante mas é apenas conceito e a compreensão histórica do autor é pobre e carece de personalidade, é demasiado rápido e o final é a definição de "Bruh moment" e mesmo que eu goste desse tipo de lore dark fantasy, não é o suficiente para me convencer.

4/10
Avatar
Added by Magnifik
2 years ago on 12 May 2022 02:44